Aeroporto de Florianópolis pode ser incluído no programa de concessão

Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 17:24

O Aeroporto Hercílio Luz, da cidade de Florianópolis, pode ser incluído pelo governo no programa de concessões para a iniciativa privada. Uma comitiva liderada pelo governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, apresentou o pedido ao ministro da Aviação Civil, Eliseu Lemos Padilha, na última segunda-feira (19/01), em Brasília. O pedido ainda precisa ser aceito pela presidente Dilma Rousseff.

“Vamos levar adiante essa revindicação muito bem exposta e fundamentada pelo governador e pelo prefeito para que Florianópolis possa ser incluída na primeira leva dos aeroportos em que vamos buscar parceria com a iniciativa privada”, afirmou o ministro Padilha.

Tanto o governador de Santa Catarina quanto o prefeito da cidade de Florianópolis, Cesar Souza Junior, acreditam que a falta de estrutura no aeroporto gera prejuízos na imagem da cidade, que todo verão recebe muitos turistas do Brasil e de outros países da América Latina. “Hoje, a nossa estrutura é acanhada e o serviço de turismo perde qualidade diante desta situação”, destacou o governador.

O atraso das obras de construção do novo terminal de passageiros, realizadas por empresa contratada pela Infraero, foi um dos fatores que motivou o pedido para a privatização do aeroporto. “Esse modelo de parceria com a iniciativa privada tem dado certo, são vários bons exemplos em operação. E isso nos anima a fazer o mesmo em Florianópolis, onde sabemos que existe grande demanda, o que assegura o resultado.”, explicou Colombo.

O ministro da Aviação Civil ressaltou que a proposta é que o processo de concessão não interrompa as obras do novo terminal. A empresa que ganhar os direitos de administrar o aeroporto de Florianópolis terá o compromisso de finalizar a construção do terminal. Paralelamente, o Governo do Estado continua trabalhando nas obras do novo acesso ao aeroporto.

Padilha ainda afirmou que a presidente Dilma Rousseff havia encomendado estudos para a concessão de outros dois aeroportos brasileiros. Com o pedido de Santa Catarina, o ministério vai incluir o Hercílio Luz no pacote. Em média, o período entre o início dos estudos e a assinatura de concessão dura um ano.